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Aula de hiit: como funciona e para que serve

aula de hiit

O treino intervalado de alta intensidade (high intensity interval training – hiit) é bastante eficaz na queima de calorias. Afinal, ele demanda um alto nível de energia durante a prática. Além disso, depois que o treino termina, o metabolismo continua acelerado para que o organismo se recupere. Mas, você sabe como funciona uma aula de hiit? Veja abaixo.

Por que fazer aula de hiit

O hiit melhora a saúde em geral e o condicionamento físico. Isso proporciona maior resistência para que o aluno consiga aumentar cada vez mais seu desempenho durante os treinos.

Ao mesmo tempo em que queima gordura, o exercício auxilia no ganho de massa muscular. Por sua vez, a massa magra contribui para acelerar o metabolismo. Com isso, aos poucos a gordura vai sendo substituída por músculos. 

Os resultados costumam surgir mais rápido, se comparado a outras atividades físicas. Para serem efetivos, os exercícios são realizados com alta intensidade, o que demanda uma grande aceleração no metabolismo. Por isso, o corpo continua ligado no modo “queima gordura” por até 24 horas após a prática.

Como é uma aula de hiit

As aulas são curtas e contam com várias pequenas sessões de exercícios. Assim, é possível obter ótimos resultados sem precisar passar horas malhando. Os intervalos entre as sessões também são curtos para que o corpo não “esfrie”. Esse descanso pode ser feito com o aluno totalmente parado ou com movimentos de ritmo reduzido.

O objetivo é treinar com intensidade próxima à capacidade máxima do aluno, do começo ao fim da aula. Geralmente, não são necessários equipamentos nos treinos, pois tudo é feito apenas com o peso do próprio corpo.

Os movimentos são os mais variados, porém, na maioria são aeróbicos. Podem-se fazer flexões, agachamentos seguidos de salto, abdominais, polichinelos… O importante é manter a frequência cardíaca bem alta.

A duração das sessões dentro da aula também pode variar. Por exemplo: 40 segundos de exercícios seguidos de 20 segundos de descanso. Então, repetir esse circuito 5 vezes, fazer uma pausa um pouco maior e começar de novo. Ou então, 20 segundos intercalados por 10 segundos de descanso.

O aluno realiza os exercícios com rapidez, para deixá-los mais intensos. Além disso, as aulas costumam se bem animadas, ao som de música ritmada e muito incentivo do professor.

Cuidados ao praticar o hiit

Pessoas de qualquer idade podem se aventurar no hiit, entretanto, é obrigatório que um médico seja consultado primeiro. Afinal, o sistema cardiovascular e as articulações do praticante, por exemplo, precisam estar em boas condições para suportar os treinos.

Assim, pessoas com hipertensão, osteoporose e problemas nas articulações precisam ter uma atenção especial. Afinal, elas possuem mais chance de sofrer algum problema.

Além disso, os iniciantes devem se exercitar com um grau de esforço compatível com seu condicionamento físico. Inclusive para os mais experientes, é necessário respeitar a condição física do aluno.

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