aula de hiit
Aula de hiit: como funciona e para que serve
24 de outubro de 2019

Aula de spinning vale a pena?

aula de spinning

Você já ouviu falar sobre spinning, porém não sabe como ele funciona, nem se você se adaptaria a esse exercício? Então, acompanhe o texto, porque vamos explicar como é uma aula de spinning e para que ela serve.

Como funciona uma aula de spinning?

Esse exercício é todo realizado sobre bicicletas especiais, que ficam fixas no solo. O professor verifica a condição física do aluno e determina a velocidade das pedaladas. À medida que o treino avança, o ritmo vai aumentando, para a queima máxima de gordura. Em seguida, vai diminuindo para os merecidos momentos de descanso.

Os exercícios variam, simulando um percurso de uma bicicleta comum. Assim, os alunos intercalam movimentos de subida, descida, inclinação do tronco, braços esticados/flexionados etc.

Geralmente, as aulas ocorrem em academias e são feitas em grupos. Como as bicicletas ficam uma ao lado da outra, é comum a interação entre os participantes. 

O professor de spinning costuma transmitir muita motivação, para que os alunos consigam manter o pique até o fim. Além disso, as músicas ritmadas que sempre estão presentes nas aulas deixam o astral do ambiente lá em cima!

Uma aula de spinning é, portanto, um momento de elevado bem-estar, que se mantém quando os praticantes vêem os resultados. Afinal, por ser um exercício intenso, queima muitas calorias, ajudando a reduzir as medidas

Ele é também um treino aeróbico. Por isso, trabalha bastante o sistema cardiovascular, diminuindo o risco de doenças cardíacas.

aula de spinning

Onde fazer aula de spinning?

Como foi dito, essa atividade costuma ser realizada em academias, mas pode também ser feita em casa. Para isso, é necessário adquirir uma bicicleta de spinning e ter acompanhamento de um profissional

Afinal, ele é quem vai decidir quais são os melhores movimentos para cada momento. E também, a intensidade do treino deve ser controlada, para não ultrapassar os limites cardíacos do aluno. Para isso, ajusta-se a carga da bicicleta, oferecendo maior ou menor dificuldade à pedalada, além da sua velocidade. 

Para os iniciantes, o treino não é tão intenso. Porém, com o tempo o praticante ganha condicionamento físico e aumenta muito seu desempenho. Caso queira se exercitar em uma academia, vale a pena visitá-la para conhecer suas estruturas e até o professor. 

O spinning é para mim?

Bom, se você quer queimar muita gordura, tonificar os músculos e melhorar sua saúde… O spinning é ótimo para você! E como a atividade é em grupo, você pode levar amigos ou mesmo toda a família para treinar juntos. 

Porém, antes de tudo, consulte um médico, pois a intensidade do spinning é alta. Com isso, o coração pode sofrer graves problemas caso não haja esse cuidado. 

É recomendado levar para os treinos uma garrafinha com água para manter a hidratação. Alguns alunos gostam ainda de usar sapatilhas específicas que melhoram o contato com o pedal da bicicleta. 

Agora que você já sabe como é uma aula de spinning, temos um convite especial. Estamos com um FREEPASS de 2 Dias aqui na Sport Batel esperando por você! Então, venha conhecer nossa academia em Curitiba e teste o spinning de forma gratuita!