recuperação muscular
Recuperação muscular impacta diretamente nos resultados do seu treino, saiba mais
29 de agosto de 2019
o que é spinning
O que é spinning e quais são os seus benefícios
12 de setembro de 2019

Benefícios do pilates: quais são e como praticá-lo

benefícios do pilates

Se você deseja entrar em forma, ter mais saúde ou amenizar problemas como dor na coluna ou articulações, este artigo é para você! Um exercício que pode ajudar muito nessas e outras situações é o pilates. 

Afinal, ele é cada vez mais procurado por quem quer melhorar sua qualidade de vida e ter mais disposição para o dia a dia. Quer saber como funciona e quais são os benefícios do pilates? Acompanhe abaixo.

Como funciona o pilates? 

Joseph Pilates, o idealizador desse tipo de exercício, planejava criar uma atividade que desenvolvesse e integrasse o corpo e a mente dos seus praticantes. Dessa forma, com os princípios “centralização, concentração, controle, precisão, respiração e fluxo”, surgiu o pilates que conhecemos hoje. 

Ele trabalha o fortalecimento da musculatura do centro de gravidade do corpo, chamada de core, que é responsável pelo nosso equilíbrio e postura. Para isso, são feitos exercícios que unem respiração, força, concentração e equilíbrio.

O pilates pode ser praticado de duas formas: a primeira é com o peso do próprio corpo e auxílio de acessórios menores (pilates solo). A segunda é com o uso de aparelhos maiores. Estes permitem a execução de uma infinidade de exercícios, que são ensinados e supervisionados pelo instrutor.

Em geral, os aparelhos promovem uma resistência ao movimento, aumentando gradualmente a força do aluno.  Alguns deles são: cadillac, ladder barrel, chair, bola, small barrel e reformer.

Principais benefícios do pilates para a saúde

C:\Users\ADEMIR\Downloads\benefícios do pilates.jpg

Essa atividade promove a conexão entre o corpo e a mente, o que traz vantagens para as duas áreas. Além disso, pode ser utilizada tanto na prevenção quanto no tratamento de diversos problemas. Os movimentos trabalham o corpo inteiro e não apenas alguns músculos de forma isolada.

Benefícios do pilates para o corpo

  • Tonifica a musculatura do corpo todo, principalmente abdominal. Diminui também a tensão e as dores musculares.
  • Melhora o equilíbrio e a coordenação motora, bem como a execução de tarefas rotineiras.
  • Facilita os movimentos das articulações, enquanto aumenta a flexibilidade e a resistência física.
  • Corrige a respiração e a postura, amenizando possíveis problemas na coluna.
  • Previne e trata osteoporose, devido ao fortalecimento dos ossos.
  • Auxilia na perda de peso, que ocorre de forma mais eficaz se o treino for orientado para essa finalidade.

Para a mente

  • Aumenta a autoestima, assim como a percepção corporal.
  • Estimula a concentração, pois o aluno precisa estar sempre atento à forma pela qual cada movimento é realizado.
  • Diminui estresse e ansiedade devido ao foco na respiração.
  • Proporciona relaxamento e sensação de bem-estar, como toda atividade física.

O pilates pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, inclusive por gestantes. Os movimentos realizados são escolhidos de acordo com as necessidades e a condição física de cada aluno, o que proporciona um treino personalizado.

Agora que você já conhece os benefícios do pilates, o que acha de testar essa atividade de forma gratuita na melhor academia de Curitiba, a Sport Batel? Solicite o nosso FREEPASS de 2 Dias e aproveite o melhor do pilates com o acompanhamento de profissionais qualificados!