academias de ginástica
3 simples motivos para escolher academias de ginástica com atendimento personalizado
25 de julho de 2019
barriga negativa
Barriga negativa: 3 exercícios de LPF pra fazer em casa
15 de agosto de 2019

8 Principais benefícios do Pilates Solo

pilates solo

Que tal praticar Pilates solo? Essa é uma nova modalidade que tem conquistado adeptos em todo o mundo. Sem o uso de equipamentos difíceis e com movimentos eficientes, você conseguirá obter excelentes resultados ainda nas primeiras aulas. 

Mas isso não é tudo, esse tipo de Pilates também oferece uma série de vantagens para sua saúde e bem-estar. Quer saber mais? Então, continue a leitura para conhecer tudo sobre o Pilates solo.

O que é Pilates solo? 

O Pilates chegou ao Brasil e logo ganhou milhares de adeptos. O principal motivo desse sucesso está relacionado à melhora da qualidade de vida e aos benefícios que ele promove aos praticantes.

Contudo, entre as diversas modalidades desse método, o Pilates Soloou Mat Pilates – tem ganhado a preferência de alunos e profissionais. 

Ele se diferencia do tradicional por ser realizado em tatames ou colchonetes e não são usados equipamentos avançados durante as aulas.

[BLOG] 3 Modelos de dietas para emagrecer sem estresse e com saúde

Como funciona?

Essa modalidade de Pilates funciona de maneira diferente a do tradicional, onde o praticante pode usar molas, cama e equipamentos específicos para realizar os movimentos. Nesse caso, o exercício depende apenas da força do próprio corpo para fazer o exercício.

No entanto, é possível que o profissional utilize acessórios para facilitar ou dificultar os movimentos e tornar a aula mais dinâmica. Alguns exemplos dos itens mais usados destacam-se:

  • bolas de diversos tamanhos;
  • faixas elásticas;
  • pesos leves.

As técnicas usadas no Mat Pilates são muito eficazes. Quando praticado com frequência, os alunos podem notar algumas diferenças no seu corpo e na disposição nas primeiras semanas de prática.

Para quem o Pilates Solo é indicado?

O Pilates Solo é indicado para qualquer pessoa, mas ele precisa ser realizado por um profissional devidamente capacitado

Afinal, apenas ele pode indicar como realizar os movimentos corretamente e indicar o conjunto de exercícios que irá beneficiá-lo. Entre os principais alunos do Mat Pilates destacam-se:

  • crianças;
  • adultos;
  • idosos;
  • portadores de necessidades especiais;
  • pessoas com patologias;
  • atletas.

Antes de começar a praticar essa modalidade do Pilates, é preciso passar por uma avaliação profissional. A partir disso, serão indicados os exercícios ideais para as suas necessidades.

8 Principais benefícios

O Mat Pilates pode oferecer diversos benefícios para os praticantes dessa atividade física. Contudo, o seu surgimento depende de uma série de fatores, entre elas a necessidade do praticante, a frequência que o aluno pratica e os próprios hábitos de vida dele.

Para que você possa conhecer melhor esses benefícios, listamos abaixo os principais deles. Confira:

  1. estimula a flexibilidade;
  2. melhora a consciência corporal;
  3. tonifica os músculos;
  4. melhora a coordenação;
  5. ajuda na correção da má postura;
  6. melhora o aspecto da celulite;
  7. alivia os sintomas da TPM;
  8. melhora a respiração.

Como você pode perceber, o Pilates Solo é uma excelente atividade física. Afinal, pode ser praticada por qualquer pessoa e ainda ajuda na melhora da qualidade de vida dos alunos.

Reconhecendo a importância desse exercício para a saúde, fizemos a reinauguração do Studio de Pilates. Agora, você poderá aproveitar todas as vantagens que esse método pode oferecer e ser acompanhado por profissionais capacitados.