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Conheça os exercícios funcionais e como eles podem te ajudar!

exercício funcional

O exercício funcional tem conquistado adeptos no mundo todo. Isso não poderia ser diferente, pois além de serem dinâmicos eles conseguem fortalecer a musculatura e ajuda no emagrecimento. 

Ficou interessado? Então continue a leitura para descobrir mais sobre o exercício funcional e os principais exercícios para montar o seu treino. 

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O que é exercício funcional? 

O exercício funcional é um método dinâmico que mescla diferentes movimentos físicos em um único exercício. Nele, o desafio é usar a força do próprio corpo para realizar cada atividade. 

Assim, diferente dos treinos convencionais você fortalece não apenas um grupo muscular isolado, mas sim todo o corpo. Os movimentos ágeis estimulam a força muscular, queima de gordura corporal, coordenação motora dentre outros.

Por isso, ele é considerado como um dos treinos mais completos e eficiente que existe. Diferente dos demais, ele pode ser praticado em qualquer espaço e sem a necessidade de equipamentos.  

[BLOG] Treino de musculação: 4 dúvidas respondidas + cardápio pré e pós treino

Para que serve? 

O exercício funcional envolve uma complexidade de movimentos e capacidades físicas. Isso contribui para o aumento do gasto calórico, tonificação muscular e outros benefícios, como:

  • Melhora a postura;
  • Fortalecimento muscular;
  • Diminui as dores na lombar;
  • Fortalece o sistema cardiorrespiratório;
  • Melhora a coordenação motora e o equilíbrio. 

Em uma sessão de treinamento funcional, você realiza circuitos com corridas, pulos na cama elástica, desvio de obstáculos dentre outros. Em uma hora dessas atividades, pode ser gasto em média 800 calorias.  A frequência de treinos ideal é 3 vezes na semana. 

Exercícios funcionais na prática 

O seu corpo é o principal equipamento do exercício funcional, com ele você será capaz de realizar movimentos dinâmicos que atuam em vários grupos musculares ao mesmo tempo. 

Selecionamos abaixo, alguns dos exercícios funcionais mais tradicionais e que oferecem resultados incríveis para o corpo. Confira: 

Agachamento 

O agachamento é o exercício funcional que ajuda a tonificar e definir os glúteos, coxas e quadris. Além disso, ele é excelente para o tratamento da celulite e fortalecimento da coluna vertebral. 

Para fazer um agachamento simples, você precisa realizar os seguintes movimentos:

  • Em pé: mantenha as pernas abertas e afaste os pés à largura dos ombros;
  • Dobre os joelhos: jogue o quadril para baixo até ultrapassar a linha do joelho e empurre os glúteos como se estivesse sentando;
  • Volte à posição inicial: estique as pernas dobradas para voltar a ficar em pé.

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Flexão

Quando você faz flexões consegue não apenas fortalecer a musculatura dos braços e peitoral, como também emagrecer. Isso porque, esse exercício tem um grande gasto calórico por impulsionar a musculatura durante a execução. 

Veja abaixo como fazer flexões: 

  • Deite-se no chão;
  • Coloque as mãos esticadas no chão à altura dos ombros;
  • Levante o corpo esticando os seus braços e mantenha o corpo direito;
  • Comece a levantar e baixar o corpo dobrando e esticando os seus braços.

Burpee

O Burpee é um exercício que não pode faltar no seu treinamento funcional. Com ele, você consegue trabalhar com praticamente todos os grupos musculares dos membros superiores e inferiores. Além disso, tem um gasto calórico elevado.

Para fazer o Burpee é necessário realizar os seguintes movimentos: 

  • Agache com as mãos à frente do corpo;
  • Coloque as pernas para trás e faça uma flexão;
  • Traga as pernas para frente e erga o corpo na posição do agachamento;
  • Salte.

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