O pilates é uma ótima opção para quem busca mais saúde e bem-estar. Ele promove diversos benefícios, como correção da postura e aumento da flexibilidade das articulações e da força muscular. Abaixo, você pode ver alguns exemplos de exercícios de pilates.
O pilates pode ser realizado com ou sem o auxílio de aparelhos. Neste último caso, é chamado de pilates solo. Ele é praticado apenas com o peso do corpo e às vezes alguns acessórios.
Deitado com as pernas esticadas, levante lentamente uma das pernas até ela ficar na vertical. Flexione o joelho da outra perna, enquanto apoia a planta do pé no chão. Com a perna que está levantada, faça meio círculo voltado para dentro. Depois, faça outra metade de um círculo, voltado para fora.
Repita o mesmo movimento 5 vezes e então comece novamente, mas agora primeiro faça o círculo voltado para fora. Faça então o mesmo exercício com a outra perna. O objetivo é aumentar a mobilidade, coordenação motora e força das pernas.
Para executá-lo, deite-se de barriga para cima com o corpo todo apoiado no chão. As pernas devem estar esticadas e juntas. Os braços também ficam esticados, porém, acima da cabeça, voltados para a direção oposta aos pés.
Lentamente, comece a erguer os braços ainda retos, depois levante também o tronco como se fosse sentar no chão. As pernas permanecem esticadas e as mãos devem ir para a direção dos pés, mas sem tocá-los. Automaticamente, a coluna irá dobrar um pouco e alongar-se.
Esse exercício fortalece o core, ou centro de gravidade do corpo. Além disso, aumenta a flexibilidade da coluna.
Sente-se com a coluna reta e as pernas esticadas, separadas uma da outra o quanto conseguir. As pontas dos pés devem estar apontadas para cima. Com a mão direita, toque o pé esquerdo, girando o tronco sem flexionar os joelhos. Volte à posição anterior e tente tocar o pé direito com a mão esquerda. Repita o movimento 5 vezes para cada lado.
Esse exercício trabalha principalmente a coluna e as partes posterior e interior das pernas, aumentando sua força.
Deitado de barriga para cima e com as pernas esticadas e um pouco separadas, coloque as mãos atrás da cabeça. Levante o tronco de tal forma que ele fique na vertical, mantendo as pernas juntas ao chão. Dobre a coluna para a frente, enquanto abaixa levemente a cabeça. Então, volte à posição anterior, com as costas retas.
Isso alongará a região do pescoço e da coluna, portanto, irá melhorar sua flexibilidade. Além disso, produzirá um relaxamento em seguida, diminuindo as tensões nessas áreas.
Nos aparelhos, o profissional escolhe as melhores opções de exercícios para que as necessidades e possibilidades do aluno sejam trabalhadas. Dessa forma, podemos citar como exemplos de equipamentos e movimentos:
Você pode experimentar os exercícios de pilates e todas as suas vantagens gratuitamente aqui na Sport Batel. Então, use o nosso FREEPASS de 2 Dias e venha treinar na melhor academia de Curitiba!