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Método LPF: como diminuir a barriga rapidamente

método LPF

O Low Pressure Fitness, método LPF ou Ginástica Abdominal Hipopressiva, é uma técnica que surgiu na Europa e envolve respiração e exercícios abdominais. O objetivo é conseguir uma barriga que aparenta ser menos proeminente que o quadril. Assim, surgiu o nome pelo qual a técnica ficou conhecida: “barriga negativa”.

Por isso, ela tem se popularizado no Brasil também e ficado bastante famosa entre as pessoas que a praticam. Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre o método LPF.

Como teve início o método LPF

O exercício remonta a uma técnica de yôga chamada Uddiyana Bandha. Nos anos 80, ele foi adaptado com o objetivo de ajudar as mães a recuperarem o corpo após o parto. 

Funcionava mais como uma terapia do que como uma atividade voltada para a estética. Então, em 2006 a técnica foi modificada novamente para diminuir a circunferência abdominal das praticantes.

Vantagens do método LPF

Os resultados são visíveis e costumam aparecer mais rápido do que nos métodos tradicionais de abdominais. Por isso o LPF tem se tornado tão difundido. Além do mais, seus benefícios para a saúde são inúmeros:

  • Melhora a performance nos esportes.
  • Combate insônia e ansiedade.
  • Corrige a postura.
  • Diminui dores na coluna.
  • Tonifica o abdômen.
  • Auxilia na recuperação pós-parto.
  • Favorece a circulação.
  • Ajuda a tratar incontinência urinária.
  • Diminui a retenção de líquidos.
  • Melhora o desempenho sexual.
  • Previne hérnias.
  • Trabalha o core, centro de gravidade do corpo.
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Como funciona uma aula do método LPF?

É preferível que a aluna tenha acompanhamento profissional, pois só ele pode indicar quais os melhores movimentos de acordo com as características dela. Além disso, ele irá supervisionar a  execução da técnica.

Os exercícios podem ser feitos com a aluna em pé, ajoelhada, sentada ou deitada. Durante uma aula de LPF, é comum realizar cada uma dessas posturas. Primeiro, é executado o nível mais fácil, depois o grau de dificuldade vai aumentando no decorrer da aula.

A respiração é feita em 6 passos:

  1. inspiração;
  2. expiração, esvaziando os pulmões o máximo possível;
  3. bloqueio da respiração (fica sem respirar na próxima etapa);
  4. sucção, “puxando” a barriga para dentro, mas ainda sem respirar;
  5. inspirar novamente;
  6. expirar.

Essa sequência é feita várias vezes, em posições diferentes. Tudo de forma bem lenta, pois os limites do corpo devem ser respeitados. As aulas costumam durar de 30 a 45 minutos. 

As gestantes que quiserem realizar o LPF poderão fazer as posturas indicadas, mas não farão a parte de sucção da barriga. Além disso, pessoas hipertensas devem ficar atentas para não ultrapassarem seus limites.

Os demais somente devem ter atenção para manter a coluna alinhada e não ficar muito tempo sem respirar, pois isso pode provocar tontura. Também não devem praticar o LPF logo após as refeições.

E agora, que tal começar o método LPF com o acompanhamento de um profissional qualificado, na melhor academia de Curitiba? A Sport Batel está oferecendo um FREEPASS de 2 Dias para que você experimente os exercícios que preferir totalmente sem custos. Então, basta se cadastrar.