benefícios do pilates
Benefícios do pilates: quais são e como praticá-lo
5 de setembro de 2019
sport batel
5 motivos para conhecer a academia Sport Batel
19 de setembro de 2019

O que é spinning e quais são os seus benefícios

o que é spinning

Quer entender o que é spinning? Bom, trata-se de um exercício praticado sobre uma bicicleta específica, geralmente ao som de música ritmada. Por ser bastante intenso, ele queima muitas calorias (média de 450 a 650 em uma aula de 1 hora). 

O spinning é uma atividade física aeróbica; por isso, é indicado para quem quer perder peso. Os músculos são tonificados, porém o foco não é a hipertrofia. As pedaladas são realizadas em grupos, o que proporciona interação social e motivação características dessa atividade. 

Como o spinning funciona

Os movimentos consistem em alternância entre momentos de carga alta e intervalos de menor intensidade. Isso varia de acordo com a capacidade dos praticantes, respeitando sempre a frequência cardíaca de cada um. 

Assim, os alunos com melhor condicionamento físico executam movimentos com maior carga que os menos experientes. No início, o cansaço pode chegar logo. Porém, com o passar do tempo, o aluno ganha resistência e a bicicleta pode ser gradualmente ajustada.

Os movimentos variam também no posicionamento do tronco e dos braços, além de alternância entre momentos em que o aluno fica em pé ou sentado na bicicleta. Isso tudo simula o percurso que é feito em uma bicicleta ao ar livre, como subidas e descidas, por exemplo.

C:\Users\ADEMIR\Downloads\team-771474_1920.jpg

Benefícios do spinning

  • Reduz índices de colesterol, triglicérides, pressão arterial e glicemia.
  • Aumenta a resistência cardiorrespiratória.
  • Tonifica os músculos, principalmente os inferiores.
  • Diminui o estresse. 
  • Queima gordura. 
  • Fortalece a região lombar.
  • Promove saúde em geral e disposição.

Como é dinâmica e motivacional, essa atividade traz um grande bem-estar aos alunos. A música ritmada e o acompanhamento do instrutor durante as aulas tornam o spinning ainda mais agradável. 

Com a motivação extra e frequência regular aos treinos, os alunos conseguem superar seus limites cada vez mais rápido, aumentando sua autoestima.

Quem pode praticar spinning?

A modalidade é indicada para pessoas de todas as idades, pois causa um baixo impacto nas articulações, o que diminui o risco de lesões. Inclusive, o spinning pode auxiliar no tratamento de artrite.

Como em toda atividade física, o praticante deve consultar um médico antes de começar, para avaliar as suas condições de saúde. Além disso, precisa-se verificar qual o nível de intensidade adequado para o aluno, pois a sobrecarga pode ser muito prejudicial.

É recomendado levar uma toalhinha para as aulas de spinning, a fim de enxugar as mãos e evitar que elas escorreguem do guidão. Da mesma forma, uma garrafinha com água é super bem-vinda, uma vez que a hidratação é importantíssima durante exercícios intensos. 

Por ser praticado por pessoas de qualquer idade, a família toda pode se reunir para se exercitar, estreitando os laços afetivos. Em pouco tempo de treino, os resultados são visíveis tanto na aparência quanto na saúde. Assim, as medidas são reduzidas e a condição física como um todo é melhorada. 

Agora que você já sabe o que é spinning, pode testar esse exercício tão completo de forma gratuita, aqui, na Sport Batel. Solicite seu FREEPASS de 2 Dias e venha conhecer a melhor academia de Curitiba!