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Recuperação muscular impacta diretamente nos resultados do seu treino, saiba mais

recuperação muscular

A recuperação muscular tem uma relação direta com a sua qualidade de sono. Afinal, é nesse período que os seus músculos se recuperam do estresse causado pelos exercícios, se desenvolvem e definem.

Assim, se você deseja obter bons resultados com os treinos, é essencial que você não abra mão do sono. Infelizmente, diversas pessoas ignoram essa relação e não conseguem atingir os seus objetivos.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com as principais informações sobre a recuperação dos músculos e sua relação com o sono. Continue a leitura para saber mais:

O que acontece quando você treina?

Ao treinar, a sua musculatura é estimulada continuamente. No entanto, o estresse causado nos grupos musculares devido aos exercícios físicos fazem com que as fibras musculares quebrem.

Esse processo faz com que o seu corpo aumente a produção de aminoácidos para restaurar essas fibras. Como consequência, os músculos aumentam de tamanho e ficam mais definidos.

Todo esse processo inicia assim o treino é finalizado. Por isso, é essencial que você respeite esse período de reconstrução muscular para obter resultados de qualidade.

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Como o sono contribui na recuperação muscular

Uma boa noite de sono é crucial para os atletas ou adeptos da musculação. À prova disso, é que os treinadores recomendam que os atletas profissionais durmam entre 9 a 10 horas por noite. 

O sono consegue acelerar o processo de recuperação muscular, deixando o corpo renovado para o treino do dia seguinte. Quando esse tipo de recuperação é prejudicado, a intensidade dos próximos treinos é reduzida e o corpo entra em um estado chamado de overtraining

Os hormônios também são influenciados enquanto você dorme. O hormônio de crescimento GH é liberado durante a noite, contribuindo também para a recuperação muscular do atleta. 

Além disso, o sono reparador também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, evitando o surgimento de infecções. Também influencia na saciedade ao longo do dia, auxiliando na dieta e controle do peso. 

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Atividades físicas melhoram a qualidade do sono

A prática diária de atividades físicas também melhora a qualidade do sono do atleta. Isso ocorre, pois o exercício regula a temperatura corporal, neurotransmissores e relaxa o organismo. 

Com esses benefícios, os atletas conseguem não apenas treinar melhor, mas principalmente ter boas noites de sono. Dessa maneira, eles se sentem mais dispostos para treinar no dia seguinte e ter um bom desempenho na prática dos exercícios. 

Agora que você sabe o que acontece durante os treinos, como o sono contribui para a recuperação muscular e as atividades físicas que melhoram a qualidade do sono, sabe a importância desse período de descanso para obter bons resultados com a musculação.

Uma dica bacana para atingir os seus objetivos de maneira mais rápida, associe o descanso com uma dieta balanceada e hábitos saudáveis. Assim, a recuperação dos seus músculos irá acontecer com facilidade.

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