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Aprenda a fazer um ótimo treino abdominal

treino abdominal

O treino abdominal consiste em estímulos que objetivam a tonificação dos músculos da barriga ou mesmo a sua hipertrofia. É um exercício útil para fortalecer essa importante área do nosso corpo. Afinal, ela protege os órgãos internos da região abdominal. Além disso, essa região é importante na execução de atividades voltadas para outras partes, como pernas e braços.

Qual é o melhor treino abdominal?

Depende do objetivo do praticante. Por exemplo, para aumentar os músculos, é indicado realizar os movimentos com carga, para elevar o nível de dificuldade. Assim, é possível romper mais fibras musculares, causando a hipertrofia, ou seja, o crescimento do músculo. 

A quantidade de treinos por semana também varia de acordo com o resultado esperado. Em geral, quanto maior o estímulo dado a um músculo, maior deve ser o período de descanso. Logo, se você deseja apenas tonificar o abdômen, fará séries menos intensas. Então, poderá treinar todos os dias. 

Já para aumento da massa muscular, é necessário um intervalo de pelo menos 24 horas entre um treino e outro. Isso permitirá a reconstrução das fibras que foram destruídas durante a atividade física.

treino abdominal

Os movimentos realizados no treino de abdominais variam de acordo com a necessidade do praticante. Cada exercício foca em apenas algumas áreas do abdômen, apesar de trabalhar as outras também, porém com menor intensidade. 

Portanto, deve-se dar atenção a quais regiões deseja-se tonificar. Por exemplo, os abdominais laterais podem hipertrofiar os oblíquos, o que muitas mulheres costumam evitar. Isso porque o aumento dos oblíquos deixa a silhueta mais reta na área da cintura. 

Treino abdominal em casa

Você pode realizar abdominais em casa, apenas com o uso de um colchonete, cama ou edredom dobrado. Assim, não há desculpa para não se exercitar! 

Prancha

Um ótimo exercício é a prancha. Deitado no colchonete com a barriga para baixo, apoie-se sobre os cotovelos e os dedos dos pés. Deixe a coluna reta e paralela ao chão. Os antebraços e as mãos devem ficar apoiados no chão. Pronto, você só precisa permanecer nessa posição por 1 minuto.

treino abdominal

Abdominal supra

Deite-se de barriga para cima e mantenha as plantas dos pés firmes no chão. Os joelhos devem estar flexionados. Coloque as mãos atrás da cabeça e eleve um pouco o tronco em direção aos pés. Faça 3 sessões de 15 repetições cada, descansando 20 segundos entre cada sessão.

treino abdominal

Você ainda pode variar os movimentos, girando para a esquerda enquanto levanta o tronco, como na imagem abaixo. Então, repita girando para a direita.

treino abdominal

Além desses, você pode praticar o Low Pressure Fitness (LPF), que já ensinamos aqui.

Treinando na academia

Na academia, os exercícios podem ser feitos com a ajuda de aparelhos e orientação do instrutor. Um deles é a prancha abdominal, um equipamento em que o aluno realiza algumas variedades de abdominais. Assim, pode-se optar por uma postura reta ou mais inclinada, ou mesmo girar o corpo na elevação do tronco.

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