sport batel
Tudo que você precisa saber sobre a Academia Sport Batel: nossa infraestrutura e opções personalizadas
13 de junho de 2019
academia fitness
Mas afinal… O que realmente é uma “academia fitness” e porque você deveria conhecer uma?
20 de junho de 2019

Treino de musculação: 4 dúvidas respondidas + cardápio pré e pós treino

treino de musculação

É fato que o treino de musculação é extremamente popular entre as pessoas, independentemente dos objetivos. É fato até que a musculação atua fortemente em melhorias da qualidade de vida, como por exemplo auxiliando na redução de gordura no fígado. Prevenindo diabetes e obesidade.

Porém, com essa ampla gama de resultados possíveis, algumas dúvidas sobre o tema são muito comuns e estamos aqui para respondê-las. Veja abaixo e confira também o cardápio recomendado para o pré e pós treino.

Treino de musculação: as 4 dúvidas mais comuns

treino de musculação

#1 Esse treino é melhor que aeróbico para quem quer emagrecer?

Não necessariamente. Os exercícios aeróbicos são ótimos quando associados ao treino de musculação para emagrecer. Certamente o fortalecimento muscular tem papel muito importante no emagrecimento, justamente por aumentar a massa magra, fortalecer e delinear o corpo.

No entanto, depende do seu biotipo, dieta, objetivo corporal e rotina de treinos.

→ [BLOG] Você sabe o que é um treinamento funcional?

#2 Dá pra ter bons resultados treinando menos de 1 hora por dia?

Sim. Com treinos de 20 a 30 minutos ainda sim é possível ter bons resultados. Isso porque o que garante os resultados que você procura é o volume e a intensidade do treino, que não tem a ver com o tempo de duração dele.

Porém, é preciso atentar para o período de adaptação e para não se levar além do próprio limite.

Existem várias formas de encurtar seu tempo de treino de musculação e ainda sim conseguir avançar nos objetivos físicos. Algumas opções de métodos para isso:

  • Séries bi-sets ou tri-sets (dois ou três exercícios seguidos antes do descanso)
  • Treino drop-set (divisão do treino em 80% com carga máxima, reduzir 20% e depois, na terceira série, reduzir mais 20% e realizar até a exaustão)
  • Método superslow (reduzir o número de repetições e fazer os exercícios mais devagar)

Lembre-se de que é fundamental ter acompanhamento profissional nesses casos.

#3 Só quero melhorar meu condicionamento. A musculação é ideal pra mim?

Se você só quer melhorar seu condicionamento físico, qualquer exercício será proveitoso. Seja o treino com peso, aeróbico, aulas de ritmo e afins. A diferença é que a musculação traz resultados específicos conforme o modelo de treino justamente por atuar no fortalecimento muscular de forma direta.

#4 Como montar treino de musculação?

Existem os modelos de treino clássicos, usados há décadas e que costumam funcionar na maioria dos casos. Entretanto, a recomendação sempre será que você se baseie na recomendação de um profissional da área. Até porque a musculação é diferente para homens e mulheres, em diferentes idades.

Se você já tem um treino pronto, siga-o. Um erro grande tanto na motivação para malhar, quanto para os resultados é ficar mudando o modelo de treino. Foque no que você tem e alterne somente a frequência, cadência e volume da sequência.

Se você não tem um treino pronto, conte com o suporte do profissional da academia em que você se exercita para montar esse modelo.

Qual o cardápio ideal pré e pós treino?

Alguns alimentos são fundamentais para quem faz esse tipo de treino. E você já deve imaginar quais são… Ovos, batata doce, proteínas em geral.

Porém, é importante lembrar que o cardápio antes do treino tem foco diferente do pós treino  e é preciso dar atenção redobrada para isso se deseja acelerar seus resultados.

Pré treino

Antes de começar a malhar, o foco da sua alimentação deve ser a fonte de energias. É preciso elevar os índices glicêmicos neste momento para não ficar indisposta e cansada mais rápido.

Para isso, recomendamos que se alimente cerca de 1h30min antes do treino, com alimentos como:

  • Integrais
  • Grãos
  • Carboidratos complexos (os que demoram mais tempo para absorção)
  • Exemplos: frutas, torradas, frios magros ou até a suplementação rica em carboidratos.

→ [LEIA TAMBÉM] O que é LPF e quais os benefícios?

Pós treino

Depois de concluir seu treino de musculação, é preciso focar na proteína. É o momento em que seu corpo absorve com mais velocidade tudo que é ingerido. E é também o momento que, se você não der atenção, pode prejudicar todo o esforço do treino. Nossas dicas:

  • Proteínas como carnes magras (peixe, frango etc.)
  • Se seu foco é emagrecer, poupe-se de carboidratos por até 1 hora depois do treino
  • Se seu foco é hipertrofia, invista na reposição glicêmica depois do treino através de frutas e cereais

Praticar musculação pode promover um salto radical na sua qualidade de vida. Independentemente do seu objetivo físico com o treino. Manter seu corpo condicionado e fortalecido através desse tipo de treinamento é ótimo para a maioria das pessoas.

Ficou interessada? Então conheça a Academia Sport Batel por 3 dias gratuitamente com o FREEPASS abaixo e ainda ganhe 30 dias grátis de treino para presentear alguém especial!